sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

ITÁLIA



Estamos iniciando uma nova sessão aqui no Canal Esportivo, trazendo as curiosidades acerca dos clubes de futebol e seleções nacionais. Hoje começando pela tão conhecida, a tetracampeã mundial de futebol, estamos falando da "Squadra Azurra".
Certamente, em algum momento nos perguntamos qual o motivo de a Itália utilizar o uniforme na cor azul, se a cor não está presente na bandeira do país?
O início de tudo ocorreu no momento em que a Itália ainda era uma monarquia, a família real de Savóia se prontificou em unificar as regiões da Sardenha, Piemonte, Sicília, Lombardia, Toscana e alguns outros reinos menores em um único país, sendo formada portanto o Reino da Itália. Pouco tempo após a fundação da Federação Italiana de Futebol em 1898 resolveram prestar uma homenagem a célebre família por sua importância na formação da Itália e escolheram o Azul como cor oficial (a cor da família real) dos uniformes do esporte bretão. No entanto, como ainda não possuía um distintivo próprio, foi utilizado o brasão de armas dos Savóia, que podem ser vistos nos primeiros mundiais em que a seleção participou, como as vitoriosas campanhas de 1934 e 1938.



Algo interessante de ser mencionado, consiste no fato de que no início o tom de azul não era o royal que vemos hoje e sim um tom bem claro da cor, semelhante ao usado pelo Manchester City-ING atualmente, lembrando que em 2009 a federação lançou um tom claro de azul, remetendo aos primeiros anos da seleção, o uniforme foi utilizado durante a Copa da Confederações.



Em algumas poucas oportunidades o azul não foi utilizado, como nas primeiras partidas oficiais da seleção em que o tom usado foi o branco e também durante o regime de Mussolini 1937-1945 em que a cor utilizada foi o preto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.